Mato Grosso do Sul comemora 45 anos

 A divisão do estado aconteceu em 11 de outubro de 1.977


Nesta terça-feira, dia 11 de outubro, o estado de Mato Grosso do Sul completa 45 anos . Em 1977, o então Presidente General Ernesto Geisel assinou o documento decretando a emancipação político-administrativa do até então Estado de Mato Grosso.

Mato Grosso do Sul  faz limite com cinco estados brasileiros: Mato Grosso, Goiás e Minas Gerais, São Paulo e Paraná; e dois países sul-americanos: Paraguai e Bolívia. Os 79 municípios do estado estão distribuídos em uma área de 357 mil quilômetros quadrados. A população estimada é de 2,8 milhões de habitantes.


Data lembrada por ambos Estados, a divisão serviu para impulsionar o desenvolvimento em ambos os estados. A primeira tentativa de se criar um novo estado ocorreu em 1892 por alguns revolucionários. No ano de 1932 criou-se a Liga Sul-mato-grossense defendido pela autonomia do lado sul, em 1934 e 1946, foram encaminhados aos governos de Getúlio Vargas e Eurico Gaspar Dutra respectivamente abaixo-assinados solicitando a criação do novo Estado.


Mas, somente no ano de 1974, o Governo Federal, através da Lei Complementar nº 20 estabeleceu a legislação básica para a criação de novos Estados e territórios. Este fato reacendeu a campanha pela autonomia; em 1976 a Liga Sul Mato-grossense, presidida por Paulo Coelho Machado, liderou a campanha mesmo com a oposição do até então governador de MT, José Garcia Neto.


Em seu discurso o Presidente Ernesto Geisel afirmou :
“ Considero isso uma necessidade. Necessidade decorrente, em primeiro lugar, da disposição geográfica, também do desenvolvimento do país e sobretudo da ocupação, da utilização de novas áreas que até agora jazem apenas em estado potencial. Mas decorrente igualmente de uma necessidade de ordem política, tendo em vista um melhor equilíbrio da federação nos dias de amanhã. Mato Grosso do Sul com vocação extraordinária para o desenvolvimento agropecuário e agroindustrial e dos efeitos dinamizadores propiciados pela vizinhança com os estados do Paraná e de São Paulo.“

Deixe seu comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem